Nacional 2 - Paisagens de cortar a respiração

Sol, 04.07.2020

Viagens de Liberdade. Grandes aventuras de casa às costas
por Daniela Soares Ferreira

"O ano é atípico e até o primeiro-ministro, António Costa, recomendou que os portugueses aproveitassem o país. E há melhor forma do que fazê-lo de casa às costas, com todas as comodidades necessárias? O autocaravanismo tem cada vez mais adeptos e há vários locais para conhecer. Sugestões como a Rota da Estrada Nacional 2 ou a Costa Vicentina são algumas das opções onde não faltarão paisagens de cortar a respiração ou gastronomia de ‘pedir e chorar por mais’.

António Costa aconselhou os portugueses a passarem férias cá dentro e, nesta senda, o autocaravanismo será, certamente uma opção diferente. Fazer uma viagem de autocaravana implica várias coisas além do gosto pela aventura. A preparação deve começar cedo e há vários detalhes a ter em conta, como o preço, o percursos, os locais de paragem... uma lista infindável, pode dizer-se. Mas já lá vamos. No fim, a experiência compensa e os amantes da modalidade não querem outra coisa. As vantagens, aliás, são algumas, mais que não seja poder respeitar a medida de segurança que mais se exige neste momento de pandemia: o distanciamento social.

Se tem tempo e gostaria de percorrer Portugal de norte a sul uma das melhores opções será a Rota da Estrada Nacional 2, aquela que é conhecida como a ‘nossa’ Route66. São 738 quilómetros entre Chaves e Faro na estrada mais longa de Portugal e também uma das mais extensas do mundo. E o melhor é que ao longo do percurso pode ver paisagens de cortar a respiração, provar os pratos típicos dos 35 municípios que fazem parte desta rota , usufruir de praias fluviais, visitar monumentos, fazer percursos pedestres...
Só vantagens, não é?"

VER NOTÍCIA